Como aumentar sua confiança


filmmaker-2838945_1280

 

Poucas pessoas têm sucesso nos negócios sem um pouco de confiança. Mesmo assim, de jovens em seu primeiro emprego a líderes de alto escalão têm momentos – ou dias, meses ou até mesmo anos – em que ficam incertos de suas habilidade em ultrapassar um desafio. Ninguém está imune das inseguranças no trabalho, mas isso não pode te deter.

 

O que os especialistas dizem

“Confiança é igual a segurança que é igual a emoções positivas e igual a performance melhor”, diz Tony Schwartz, CEO da The energy Project e o Autor de “Seja excelente em tudo: as quatro chaves para transformar a maneira em que trabalhamos e vivemos”. E ele ainda diz que “a insegurança ataca conscientemente ou subconscientemente todo ser humano que já conheci”, Ultrapassar essa dúvida de si mesmo começa com você avaliando suas habilidades e ficando confortável o suficiente para tirar proveito (e corrigi-los), adiciona Deborah H Gruenfeld, professora de Liderança e Comportamento Organizacional e co-diretora do Programa Executivo para líderes mulheres na Stanford Graduate School of Business.

Aqui estão como fazer isso e entrar no ciclo vicioso que Schwartz descreve.

 

Preparação

Sua professora de piano estava correta: a prática leva à perfeição. “A melhor maneira de aumentar a confiança em certos aspectos é investir energia nisso e trabalhar duro”, diz Schwartz. Muitas pessoas desistem quando pensam que não são boas em uma tarefa ou trabalho em particular, presumindo que o gasto de energia é perda de tempo. Mas Schwartz diz que a prática deliberada quase sempre vai triunfar diante da aptidão natural. Se você não tem certeza quanto a sua habilidade em fazer algo – falar para um grande público, negociar com um cliente difícil – comece testando a habilidade em um momento seguro. “A prática pode ser muito útil e é altamente recomendada porque em adição ao aumento da confiança, também melhora a qualidade. Faça a apresentação mais de uma vez antes do dia real. Faça um dry run antes de abrir um novo negócio”, diz Gruenfeld. Mesmo as pessoas que já são confiantes em suas habilidades podem se tornar ainda mais com uma melhor preparação.

 

Saia do seu próprio caminho

Pessoas confiantes não estão apenas querendo praticar, mas também querem saber que eles não sabem – ou podem – saber tudo. “É melhor saber quando você precisa de ajuda do que não saber”, diz Gruenfeld. “Um certo nível de confiança – especificamente confiança na sua habilidade de aprender – é exigido que você queira admitir que precisa ser guiado ou apoiado”

Por outro lado, não deixe que a modéstia te segure. As pessoas normalmente se importam muito o que as pessoas pensam e precisam focar no que eles tem a oferecer, diz Katie Orentein, fundadora e diretora de The OpEd Project, uma organização sem fins lucrativos que empodera mulheres para influenciar leis ao enviar opiniões aos jornais.”Quando você percebe qual seu valor para os outros, a confiança não diz mais respeito a autopromoção”, ela explica. “Na verdade, confiança não é a palavra adequada. É uma questão de propósito.” Ao invés de agonizar sobre o quê os outros podem pensar de você ou do seu trabalho, concentre-se na perspectiva única que você traz.

 

Receba feedback quando você precisar

Ao mesmo tempo em que você não quer depender da opinião de outros para aumentar seu ego, as validações podem ser bem efetivas para melhorar a confiança. Gruenfeld sugere perguntar para alguém que se importa com seu desenvolvimento, assim como a qualidade de sua performance, para dizer o que ela acha. Tenha certeza de escolher pessoas as quais o feedback será inteiramente confiável; Gruenfeld diz que quando os feedbacks são apenas positivos, nós paramos de acreditar neles. E quando há qualquer comentário genuinamente positivo, você utiliza como talismã.

Também lembre-se que algumas pessoas precisam de mais apoio que outras, então não se envergonhe em pedir por isso. “O The White House Project encontrou, por exemplo, que muitas mulheres precisam ouvir que deveriam se candidatar antes de decidirem fazer isso. Os homens não demonstram ter esse padrão de necessidade de apoio ou encorajamento”, diz Gurenfeld. Está tudo bem se você precisa de elogios.

 

Arrisque-se

Aproveitar suas forças é uma tática inteligente, só não é se isso significar que você hesita em aceitar novos desafios. Muitas pessoas não sabem do que elas são capazes até serem testadas realmente. “Tente coisas que você não acha que vai conseguir. Falhar pode ser muito útil para aumentar a confiança”, diz Gruenfeld. Claro, isso é mais fácil de ser falado do que feito. “Não conseguir ser bom em algo nos faz nos sentir mal. É preciso um pouco de fé em melhorar em qualquer coisa”, diz Schwartz. Mas não suponha que você deveria se sentir bem o tempo todo. Na verdade, se estressar é a única maneira de desenvolver-se. Conseguir a ajuda de outros pode tornar o processo mais fácil. Gruenfeld recomenda pedir a um supervisor deixar que você tente novas iniciativas ou habilidades quando os riscos são baixos e te auxiliar enquanto você termina os desafios.

Princípios a serem lembrados:

Faça:

  • Seja honesto consigo mesmo sobre o que você sabe e o que você ainda precisa aprender
  • Pratique fazendo coisas que você está inseguro
  • Abrace novas oportunidades para provar que você consegue fazer coisas difíceis

Não faça:

  • Focar excessivamente se você tem ou não a habilidade – pense sobre o valor que você traz
  • Hesitar em perguntar por uma validação externa, caso necessite
  • Se preocupar com os que os outros vão pensar – Foque em você, não em uma audiência imaginária e que julga