Saiba utilizar melhor seu tempo fazendo home office


Home Office tem suas vantagens, mas é preciso disciplina

Quando pensamos em trabalhar em casa, imaginamos uma rotina bem tranquila: dormir até tarde, tomar o café da manhã sem pressa e ficar de pijamas o dia inteiro. Embora há muitas vantagens em se fazer home office, como ter flexibilidade de horário, não precisar pegar o tráfego e vestir a roupa que desejar, a transação do escritório para o trabalho em casa deve ser feito com planejamento e disciplina. Deve-se ter em mente que você vai lidar com o isolamento social, a necessidade de encontrar soluções sozinho e ter pessoas ao redor que podem não levar a sério seu trabalho em casa.

Jenny Foss, recrutadora e coaching, acredita que conseguir fazer home office depende da personalidade da pessoa. Aqueles que se ajustarão facilmente serão os indivíduos que têm mais disciplina com horário, não dependem de interação cara-a-cara, conseguem bloquear as distrações e são independentes quando enfrentam algum problema que invariavelmente aparecerá. Mas mesmo que você não tenha todas essas coaracterística e fez a escolha pelo home office, criamos uma lista com dicas para ajudar na hora de se aventurar nessa nova rotina.

Tenha um lugar especifico para ser seu escritório

Separe um quarto para acomodar seu novo escritório, de preferência longe de lugares sociais da sua casa, como a sala de estar e cozinha. Caso não seja possível ter um cômodo apenas para ser seu escritório, tenha certeza de que ninguém estará no mesmo quarto que você enquanto estiver utilizando.

Planeje seu dia

O melhor jeito de colocar ordem no caos é estruturar seu trabalho. Isso vai ajudar a minimizar suas distrações e maximizar sua produtividade durante o dia. Se, por exemplo, você trabalha melhor de dia, talvez queira fazer seus telefonemas logo de manhã. Ou, talvez, você trabalhe melhor à noite quando está tudo mais calmo. Como você organiza seu dia não importa – a menos que funcione para você. É importante também deixar escrito suas metas do dia, semana ou mês. Isso não só ajudará você a terminar seus projetos, mas também te dará a sensação de realização cada vez que completar uma etapa.

Evite distrações

Temos, normalmente, a falsa impressão de que podemos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas a verdade é que não se trabalha com eficiência quando a televisão está ligada, as crianças estão brincando e seu vizinho cortando a  grama. Quando você escuta ou avista pessoas conversando, sua mente desvia sua visão e audição e seu trabalho não rende o quanto deveria. Uma ação simples como fechar a porta já bloqueia algumas distrações. Se ainda assim o barulho estiver incomodando, outra opção é adquirir headphones para que nenhum som possa te distrair.

Melhore sua comunicação com seus colegas de trabalho

Como o trabalho será feito remotamente, é preciso haja uma excelente comunicação entre você e seus colegas de trabalho. É necessário que você se expresse de uma forma bem clara e concisa, uma vez que não existirá a linguagem corporal e visual, que sempre ajuda a guiar uma conversa. Certifique-se de que você esteja disponível por e-mail, telefone, Skype ou videoconferência. Se estiver em dúvida do quanto se comunicar, é mais seguro que se comunique a mais do que a menos. É essencial que você informe todo progresso que fizer para seu chefe, pois ele pode estar no escuro, sem saber ao certo como está o andamento do trabalho.

Não faça as tarefas pessoais durante seu trabalho

Mesmo que seja tentador receber amigos a tarde para um café, tenha certeza de que você esteja focado e utilize bem seu tempo durante o trabalho. É comum que pessoas que façam home office decidam ir a um almoço não planejado e depois precisam correr contra o tempo para concluirem o trabalho. Comunique seus familiares e amigos sobre sua rotina para que eles saibam qual o melhor horário para entrarem em contato com você. Nem sempre você conseguirá separar sua vida pessoal da profissional, mas se for específico quanto a sua disponibilidade e conseguir colocar limites, pode ter o melhor dos dois mundos.

Mantenha uma vida saudável

Trabalhar em casa tende a ser sinônimo de sedentarismo. A proximidade com a cozinha e a geladeira faz com que o ganho de peso seja um problema para muitos. Adicione na sua rotina um horário para a prática de exercícios, mantenha lanches rápidos e saudáveis em casa e lembre-se sempre de ingerir bastante água.

Tenha os materiais que você utiliza regularmente ao alcance.

Quando se tem de sair de sua mesa para procurar materiais ou documentos, perde-se tempo e fazendo com que você se distraia facilmente. Organizar um espaço ao alcance de sua mão com tudo o que você vai necessitar faz com que você economize tempo.

Conheça bem seu computador

Como a maior parte do trabalho é feito no computador, você precisará entender bem do assunto. Ter conhecimento quanto à utilização de diferentes softwares, atualização de programas e de como manter seu computador funcionando sem problemas é de extrema importância. Contrate também um serviço de internet confiável, pois é essencial para se comunicar por meios eletrônicos.

Fonte: ForbesEntrepreneurHouzz