Os benefícios da ginástica laboral


     Atualmente grande parcela da população passa a maior parte do dia sentada em sua mesa ou dentro de um escritório, fazendo um trabalho contínuo durante longas jornadas. Isso pode levar a problemas de saúde a qualquer trabalhador. Com um mercado cada vez mais competitivo, profissionais de todas as áreas se empenham em suas atividades, e esquecem de cuidar da saúde física e mental. A consequência disso é o aparecimento de lesões e doenças relacionadas ao sedentarismo. Para que o impacto do sedentarismo seja diminuído, muitas empresas estão implementando a ginástica laboral em seu dia-a-dia.

     A ginástica laboral consiste em uma série de exercícios físicos baseada em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é usualmente uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando os praticantes em sua auto-estima. É normalmente praticada com intervalos de cinco a dez minutos diários e dentro da própria empresa.

     Ela busca proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional. O programa de atividades deve ser desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.

     Esta prática pode melhorar o desempenho de um funcionário ao evitar lesões por esforço repetitivo (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Consequentemente ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários da empresa.

     Doenças crônicas como a depressão e hipertensão podem levar a um declínio da saúde dos funcionário, contribuindo para um aumento de despesas relacionados a saúde tanto para colaboradores quanto para a empresa. Mesmo a obesidade estando entre as doenças crônicas mais comuns dentre os problemas de saúde, adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a prevení-las.

     Se na sua empresa esse programa ainda não foi implementado, é interessante que seus gestores saibam sobre os beneficios da ginástica laboral. E se você tem uma empresa, pode considerar implementá-la em um futuro próximo. Vale lembrar que esta atividade deve ser acompanhada e orientada por um profissional da saúde física (um educador físico), para que se obtenha os resultados esperados.

Fonte: CONFEFAHAInfoEscola.