Como lidar com stress no trabalho


   

Todo mundo já esteve em um emprego que em certo ponto sentiu a pressão do stress relacionado ao trabalho. Qualquer trabalho pode ter elementos estressantes, mesmo que você ame o que faz. Quando o stress é recorrente pode levar ao desequilíbrio emocional e físico. Não é sempre que você poderá evitar as tensões que ocorrem no trabalho, porém, pode seguir alguns passos para gerenciá-lo.

1- Abandone objetivos não realísticos

É bom que se tenha ambições, mas às vezes podemos cair na armadilha de estabelecer um objetivo que seja muito difícil, o que acaba nos desencorajando quando não conseguimos alcançá-lo. Tenha grandes ambições, sabendo que você pode voltar e mudar seu objetivo. Assim como muitas coisas na vida, a chave do sucesso é ter flexibilidade.

2 – Evite interrupções

Interrupções parecem, muitas vezes, inevitáveis e fora de seu controle, por isso você pode apenas controlar como responde a isso. Quando a interrupção ocorre, pode-se agir de três maneiras: aceitar a interrupção, ignorá-la ou entender qual a importância e planejar. Você pode, por exemplo, avisar aqueles ao seu redor sobre sua disponibilidade, responder e-mails de hora em hora ou definir um horário para conversar pessoalmente. Não perca a paciência quando for interrompido. Anote o ponto em que você parou e o que precisa fazer em seguida. Dessa maneira, nenhum minuto é desperdiçado e você não perde tempo ao procurar saber por onde recomeçar.

3 – Respire fundo

Se você está frustrado, tente se acalmar utilizando a técnica de respiração: respire pela boca, como se estivesse tomando algo com um canudinho, depois expire pelo nariz. Se feito corretamente, é como se estivesse apertando o botão de pausar, dando a você o tempo para pensar em sua resposta aos estímulos externos. Técnicas como a meditação ou yoga podem te ajudar a afastar o stress. Tente separar alguns minutos do seu dia para focar em coisas simples, como sua respiração, caminhada ou como toma seu café. A habilidade de focar-se propositalmente em apenas uma atividade sem distrações aumentará com a prática e você poderá aplicá-la em muitos aspectos da sua vida.

4 – Alimente-se bem e saiba relaxar

Ter uma má alimentação pode estressar seu corpo.  Ao invés de lidar com o stress consumindo fast-food ou álcool, faça uma escolha mais saudável quando você sente que está ficando tenso. Exercitar-se é um grande aliado para combater o stress. Encaixe um horário para a prática de exercícios ou sua atividade favorita, seja ler um livro, ir a um show ou passar um tempo com a família, mas assegure-se de que seja algo prazeroso e que te acalme. Ter uma noite de sono de boa qualidade também é efetivo contra o stress. Diminua atividades estimulantes antes de dormir, como assistir televisão ou ficar no computador.

5 – Organize-se

Apenas olhar para uma bagunça pode fazer com que a produção de hormônios do stress aumentem, então trabalhar em um ambiente desorganizado ou muito pequeno pode te estressar, mesmo que o trabalho não seja. Se sua mesa ou local de trabalho estiver muito bagunçado, tente mexer algumas coisas ao redor para te dar um pouco mais de espaço físico (e mental) para poder respirar.

6 – Influencie outros

Mesmo que você seja responsável pelo seu comportamento e perspectiva, você ainda tem de lidar com o comportamento estressante de outras pessoas. Converse com o colega de trabalho ou funcionário problemático dizendo sobre a má postura em um tom respeitoso, descrevendo o impacto que isso tem tanto nas outras pessoas, como para ele mesmo, pedindo que isso seja mudado.

Fonte: ForbesAPATime