Ergonomia no escritório


Ficar sentado por muitas horas enquanto trabalha pode ser prejudicial para sua coluna e sua saúde se feito sem os devidos cuidados. Para evitar que você tenha problemas futuros em relação à postura, separamos dicas do Mayo Clinic, considerado um dos melhores hospitais dos Estados Unidos, para você seguir enquanto estiver no trabalho.

1- Headset

Se você fala frequentemente ao telefone e digita ou escreve ao mesmo tempo, utilize um headset ao invés de colocar o telefone entre sua cabeça e pescoço. Experimente diferentes tipos até que encontre um headset que funcione com você.

2 – Monitor

Coloque o monitor diretamente a sua frente, com uma distância de um braço (cerca de 47 a 61 centímetros). O topo do monitor deve estar um pouco abaixo da altura do olhos. Se o reflexo do sol ou da iluminação do local é um problema, desligue algumas luzes ou feche a cortina. Posicione seu monitor de uma forma que a fonte de luz venha de sua lateral.

3 – Cadeira

Ajuste a altura da cadeira para que o pé descanse confortavelmente no chão e seus joelhos fiquem na altura de seu quadril. Se a cadeira não tiver um suporte lombar, coloque uma almofada entre as suas costas e o encontro da cadeira. Escolha uma cadeira que dê apoio a sua coluna.

4 – Posicionamento de objetos

Mantenha objetos mais utilizados – como o telefone, grampeador ou outros materiais – próximos a você para evitar se estender excessivamente. Levante-se para alcançar o que não pode ser confortavelmente alcançado enquanto você estive sentado.

5 – Espaço Mesa

A mesa deve ter ao menos 49 centímetros de profundidade, 76 centímetros de comprimento e, dependendo de sua altura, 86 centímetros de altura. Tenha certeza de que embaixo da mesa há espaço suficiente para suas pernas e joelhos. Não use o espaço embaixo da mesa para guardar nada. Se a mesa for muito alta, eleve a cadeira e utilize apoio para pés se necessário.

6 – Apoio para pés

Se sua cadeira é muito alta para que seu pé fique inteiramente no chão, considere usar um apoio para pé para que sua postura continue da maneira correta. Há vários tipos de apoio de pé disponíveis no mercado e encontre o que melhor funciona para você.

Apoio de pulso

Utiliza um descanso para o pulso para minimizar o stress no seus pulsos e prevenir posições desconfortáveis. Enquanto estiver digitando, segure suas mãos e pulsos acima do descanso de pulso. Enquanto não está digitando, descanse a palma das mãos – não os pulsos – no apoio de pulso.

Posição do pulso

Tenha o mouse ao alcance e na mesma superfície que o teclado. Mantenha seu pulso reto, seus braços relaxados e suas mãos um pouco abaixo do nível de seu cotovelo. Quando estiver digitando, mantenha seus pulsos em uma posição reta e natural, não curvado.

Postura

Centralize seu corpo em frente ao monitor e o teclado. Sente-se ereto, mantendo suas coxas na horizontal com seus joelhos na mesma altura de seu quadril. Mantenha seu antebraço nivelado.

Fonte: Mayo Clinic